77 anos do FB

19/04/2012

 

Farias Brito comemora aniversário com lançamento de coletânea em homenagem à Cecília Meireles

Na data em que comemora os seus 77 anos de atuação na educação cearense, a Organização Educacional Farias Brito realiza uma noite de autógrafos para o lançamento da Coletânea FB 2011 ''Uma canção para Cecília''. Nesta quinta-feira (19), a partir das 19h, os  autores da coletânea receberão os convidados no Colégio Farias Brito Seis Bocas (Rua Salvador Correia de Sá, 1111).

A coletânea, uma parceria entre a Organização Educacional Farias Brito e a Fundação Demócrito Rocha, reúne trabalhos de alunos, professores, pais de alunos e funcionários do Farias Brito e de alunos matriculados nas escolas públicas associadas ao Programa de Escolas Associadas a Unesco (PEA-UNESCO), no Ceará.  O Projeto Coletânea FB, é realizado há 32 anos, começou com um Concurso de Poesias e evoluiu para o formato atual, no qual os participantes concorrem nas modalidades Poesia, Redação em Prosa, Conto, Crônica, Desenho Artístico, Charge, Cartoon e Blog.

As Escolas Públicas Associadas pela Rede PEA-UNESCO que participaram da Coletânea FB 2011 receberão, cada uma, 40 livros do catálogo da Fundação Demócrito Rocha referentes aos direitos autorais doados pelos autores. Ano passado foram doados 30 livros para cada escola pública participante e, neste ano, serão 40. Posteriormente, os alunos do Farias Brito visitarão as bibliotecas dessas escolas para proceder à entrega dos livros.

Os 77 anos do Farias Brito

O Ginásio Farias Brito foi fundado em 1935 pelo educador Adualdo Batista. Inicialmente funcionou na Rua Barão do Rio Branco, depois na Av. Duque de Caxias e, atualmente, se divide em quatro núcleos: Aldeota, Central e Seis Bocas (FB Baby e FB Júnior Seis Bocas), além da Faculdade Farias Brito e da Sede FB Sobralense. Após Adualdo Batista, os professores Ari e Hildete de Sá Cavalcante assumiram a administração do Colégio Farias Brito, continuado posteriormente pelos filhos Tales, Hilda e Dayse de Sá Cavalcante.