UFRJ vai oferecer mais de 9 mil vagas via Enem e SiSU 2016

02/03/2016

Exceto para o curso de Libras, candidatos precisam ter feito o Enem 2015

Por meio de três editais, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) anunciou que vai oferecer 9.379 vagas para ingresso em 2016 nos seus cursos de graduação. Desse total, 5.377 vagas serão para o 1º semestre do próximo ano e 4.002 vagas para o 2º semestre.

Todas as vagas são exclusivas para candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015, nos dias 24 e 25 de outubro. Entre a oferta, 8.568 vagas serão preenchidas no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2016 e 751 vagas através de testes de habilidades específicas (THE). O único curso que não exige Enem é o de Letras/Libras, que vai oferecer 60 vagas.

A maioria das vagas da UFRJ no SiSU 2016 é destinada ao primeiro semestre: 4.907 contra 3.661 no segundo. As vagas do SiSU serão para todos os cursos de graduação da UFRJ, exceto para aqueles que exigem exame de aptidão.

No caso dos cursos que exigem THE, o processo seletivo é formado pelo Enem e provas aplicadas pela UFRJ. É o caso dos cursos de Arquitetura e Urbanismo; Artes Cênicas - Cenografia, Indumentária e Direção Teatral; Composição de Interior; Composição Paisagística; Comunicação Visual Design; Dança; Desenho Industrial – Habilitação Projeto de Produto; Gravura; Pintura; Bacharelado e Licenciatura em Música.

Cotas

Metade das vagas oferecidas pela UFRJ é reservada ao sistema de cotas para alunos de escolas públicas. Entre as vagas reservadas, 50% são para quem possui renda mensal familiar de até 1,5 salário mínimo por pessoa. Em cada grupo de renda, metade das vagas é separada para negros, pardos e descendentes de indígenas. Saiba mais na Lei de Cotas.  

Pesos

Os editais também preveem pesos diferentes para as provas do Enem em cada curso. Além disso, todos os candidatos deverão ter média mínima de 300 pontos no Enem e não zerar a redação. O resultado do Enem será divulgado na primeira semana de janeiro de 2016 e as inscrições para o SiSU abrem dias depois.