Projeto Bílingue

Ser bilíngue é uma competência significativa nos tempos atuais. E os estudos na área indicam o período da infância como ideal para esse aprendizado paralelo ao desenvolvimento do domínio da língua mãe, contribuindo com naturalidade para uma perfeita fluência.
 
Ao aprender por meio de uma proposta pedagógica com base no tripé “material didático, método e professores capacitados”, a experiência dos alunos se torna gradativa e eficiente, pois, na infância, as palavras vão se tornando instrumentos no processo de pensar e de se comunicar com o mundo, rompendo fronteiras e ampliando as possibilidades de crescimento pessoal e, mais tarde, profissional.
 
Assim, a Organização Educacional Farias Brito inaugurou, em 2017, o Núcleo FB de Línguas Estrangeiras (FBL), a fim de que, no futuro, o aluno FB vivencie, opcionalmente, áreas de estudo em outros idiomas.
 
Sempre a inovar nas estratégias de aprendizagem e em consonância com o seu Projeto Pedagógico, a Organização Educacional Farias Brito oferece, hoje, aos alunos do Infantil II ao 6º Ano do Ensino Fundamental o Ensino Bilíngue.
 
No FB Bilíngue, não há aulas de inglês. O conteúdo é dado em inglês. Isso faz toda a diferença. São cinco aulas em inglês semanalmente. E a proposta tem como base a metodologia CLIL (Content and Language Integrated Learning), que propõe a apreensão da língua de forma integrada ao conteúdo das disciplinas curriculares já vivenciadas pelos alunos na Escola.
 
Dessa forma, o foco está na aquisição da língua de forma significativa, em que os alunos vivenciam o uso do inglês em seu contexto.
 
Para desenvolver um Projeto de Ensino Bilíngue efetivo e com o padrão de qualidade conquistado, ao longo de 83 anos, o Farias Brito firmou parceria com a SYSTEMIC Bilingual, instituição fundada há mais de 30 anos, com larga experiência no ensino em inglês.
 
Inicialmente, em 2017, o Projeto de Ensino Bilíngue tinha adesão opcional em todos os nossos núcleos.
 
Diante da completa adaptação das crianças e dos excelentes resultados alcançados, em 2018, os núcleos Aldeota, Eusébio e Sul já trabalham com todas as turmas, do Infantil II ao 6º Ano, integradas ao sistema bilíngue. Enquanto nos núcleos Central e Sobral, continuamos trabalhando na modalidade opcional, do Infantil II ao 6º Ano, com adesão de mais de 70% dos alunos. 
 
Caso o aluno dê continuidade ao seu estudo bilíngue, será fluente em inglês ao final do 9º Ano, com equivalência ao nível de proficiência do Exame de Cambridge FCE – First Certificate in English.
 
A aquisição dessa competência é o nosso maior objetivo e motivo para que sejam comemoradas as conquistas já alcançadas.