Vitória Nunes Medeiros

Discurso proferido durante a Solenidade de Premiação da Olimpíada Interna de Ciências

“Boa noite!

Estou feliz em compartilhar um pouco da minha história como aluna de olimpíadas, falando dos momentos e das conquistas mais emocionantes da minha vida.

Primeiramente, declaro que não fiz tudo sozinha. Por isso, agradeço a Deus pelas graças que me concedeu e a minha família pelo amor que me dedicou, por acreditar em mim e sempre compartilhar das minhas emoções. Agradeço também a esta escola pelo apoio e acolhimento.

E, ao dizer a palavra “escola”, refiro-me a todas as pessoas que fazem parte da minha história no Farias Brito, as quais fizeram tudo o que vivi ainda mais especial. Foram tais pessoas que comemoraram comigo e com a minha família todas as vitórias, além de terem me ajudado a encontrar os caminhos para superar desafios e decepções.

Assim, agradeço aos meus professores por serem não só mestres do conhecimento científico, mas também educadores para a vida, realçando a grandeza do ofício de ensinar. Dentre eles, Antonino Fontenelle e Sérgio Matos ensinaram-me que, por mais difícil que seja uma tarefa, nós podemos fazê-la, contanto que haja esforço suficiente para tal. Com Regina Celi aprendi que a paciência é uma virtude bela e essencial, mesmo que difícil. Camila Pinheiro e Juliana Gaspar deram-me aulas em que diversão e compromisso puderam estar juntos. Carla Maraísa foi quem me deu as primeiras lições de confiança. Os citados foram meus professores de olimpíada de Química e têm a minha eterna admiração.

Ao coordenador Airton Tomé, gratifico pelo amparo firme e pela amizade que dá aos alunos de olimpíadas, sendo o animador de torcidas mais enérgico que conheço. Cumprimento ainda a todos os integrantes da Coordenação, Supervisão e Direção desta organização educacional, junto aos seus auxiliares pedagógicos, por acreditarem nos seus alunos, sendo eficientes em compreendê-los e ajudá-los, fazendo com que todos se sintam especiais e capazes de bons feitos.

E aos meus amigos olímpicos: obrigada por compartilhar comigo cada emoção, pelos abraços e pelas palavras de carinho dados sempre que preciso. Nós competimos inúmeras vezes, mas isso jamais foi maior que a nossa amizade. E essa união nos fortaleceu como estudantes e, principalmente, como seres humanos.

Foi todo esse apoio que me fez capaz de conquistar prêmios. Não de forma perfeita, mas reconhecendo e ultrapassando erros e dificuldades. Assim, cada medalha e certificado que possuo conta uma parte especial da minha vida, trazendo marcas de superação e felicidade. Afinal, para obtê-los, tive que levantar mais do que cair, fazendo de cada obstáculo um degrau de subida.

Então, agradeço à Química por proporcionar a percepção de um mundo microscópico a olhos humanos. Com ela, aprendi a preparar minha visão para as oportunidades que surgem na vida, conseguindo realizar sonhos. Com a Química eu viajei, conheci muitas culturas, amadureci meus conhecimentos intelectuais e humanos. Desta forma, reconheci que há sempre mais coisas para aprender, as quais nos fazem ver um mundo diferente, mais completo e mutável.

Portanto, sempre guardarei na memória e no coração todos os afetos que conquistei e as lições que aprendi. E, com tudo que me foi proporcionado, acredito que a educação deve ser cada vez mais valorizada, pois ela estimula a sapiência humana e a nobreza o caráter. Creio que com isso caminharemos para um mundo menos desigual.

Obrigada pela atenção!”

Vitória Nunes Medeiros

 

Vitória Nunes Medeiros
Aluna FB campeã de Olimpíadas de Química