Artigos

12/12/2019

O AMANHÃ DEPENDE DE HOJE

Prof. Tales de Sá Cavalcante

O Povo. 12/12/2019 (quinta-feira).
tales@fariasbrito.com.br

Quem tem maior expectativa de vida: você ou seu filho? Há alguns anos, todos apontaríamos os filhos. E hoje? Segundo relatório publicado pela revista científica The Lancet em novembro, o aquecimento global afetará a saúde das novas gerações. Que planeta habitarão nossos filhos e netos? Num contexto destruidor de nossas belezas naturais, a resposta é cada vez mais sombria.

Em meio às incertezas do futuro, algo é inquestionável: nosso planeta será mais quente. O estudo, intitulado “Contagem regressiva sobre a saúde e as mudanças climáticas”, revela que os mais prejudicados com a elevação da temperatura da Terra em cerca de 4º serão as crianças, pois “ainda estão desenvolvendo seu sistema imunológico, e seus organismos são particularmente vulneráveis às doenças e aos agentes poluidores”, diz Nick Watts, representante do Instituto para a Saúde Mundial da Universidade de Londres. O documento indica que a poluição atmosférica afeta os pulmões, piora a asma e aumenta o risco de crises cardíacas e AVC em crianças. Quem nasce hoje está mais exposto a fenômenos como secas, calor, inundações e incêndios florestais, que são algumas das consequências da elevação da temperatura do planeta.

Os progressos que permitiram ao homem quase dobrar a sua expectativa de vida nos últimos 500 anos não garantirão que os filhos vivam mais que seus pais. Interferir na natureza com a emissão de gás carbônico, derrubada das matas e poluição dos oceanos muda a ordem natural em que os filhos superam os pais em longevidade.

É pelas futuras gerações que nós precisamos estar cientes da responsabilidade de cada escolha. “Por sorte, hoje em dia, só um punhado de fanáticos nega as evidências”, afirmou o premiê espanhol, Pedro Sánchez, sobre as mudanças climáticas, na abertura da COP25, ocorrida agora em dezembro em Madri.

Na Educação ampla, geral e irrestrita, mais uma vez, depositamos as esperanças. Que haja mais projetos voltados ao cuidado com o meio ambiente, para que o ciclo crescente de expectativa de vida não seja invertido. Afinal, depende de nós, adultos de hoje, o amanhã de nossas crianças.

Veja mais

14/11/2019
( Prof. Tales de Sá Cavalcante )
17/10/2019
( Prof. Tales de Sá Cavalcante )
12/09/2019
( Prof. Tales de Sá Cavalcante )
08/08/2019
( Prof. Tales de Sá Cavalcante )
23/07/2019
( Prof. Tales de Sá Cavalcante )