Artigos

07/05/2020

NÃO APENAS NO CORAÇÃO

Prof. Tales de Sá Cavalcante

O Povo. 07/05/2020 (quinta-feira).
tales@fariasbrito.com.br

As conquistas do Farias Brito quase sempre eram celebradas no Dallas. A cada grande vitória, os professores indagavam: hoje tem FB Dallas?

O restaurante foi cenário de outros eventos, reuniões e palco de amigos e namorados. Lá pessoas dialogavam, comemoravam, com ou sem brindes, e se divertiam.

Certa vez, nossa equipe de Marketing duvidava se tal música casaria com o texto. Solicitei ao maître algo como um sistema de som. Logo, veio o seu colega com uma flauta a entoar a dita composição. Coisa de Brasil, Ceará, Fortaleza… Dallas.

Próximo ao 2º Turno, surgiu a proposta de um garçom: “O senhor é Roberto Cláudio?” Após meu sim, ele desafiou: “Vamos apostar R$500,00?” Tinha eu coração, razão e convicção de que faria o rapaz ficar sem o dinheiro. Renunciei e ouvi a ameaça: “RC não leva essa. A Caixa é do outro lado. Atravesso a rua, tiro o valor e a gente casa.” Com a provocação, chamei um garçom amigo e sugeri: “Aposte. Se você perder, eu pago. Se ganhar, o lucro será seu.” Depois, eu soube que, talvez por medo, meu amigo tornou sócio um colega de trabalho, e cada um recebeu R$250,00. Coisa nossa…

Um vírus fechou o restaurante de cujo futuro nada sei, mas torço pelo seu retorno. E meu otimismo para a sua triunfal volta é instigado pela dúvida: surgirá de novo o Dallas ou um “novo” Dallas?

Em evento literário no Ideal Clube, José Sarney narrou que noutra viagem ao Ceará, ao sair de um jantar na casa do senador Tasso Jereissati, solicitou ao motorista que se dirigisse à rua Senador Pompeu e explicou que, na juventude, se hospedara vezes várias em certo endereço, onde admirava os predicados da filha do proprietário do hotel. Ao lá chegarem, o guiador mostrava a via pedida, e Sarney discordava. Depois de alguns divergentes minutos, o ex-presidente concluiu: aquele não era o logradouro desejado. A sua Senador Pompeu existia apenas em seu coração.

Analogamente, temo que, após vencermos a Covid-19, o nosso Dallas e outras entidades temporariamente fechadas passem a existir, a exemplo da rua de Sarney, apenas em nossos corações.

Veja mais

02/07/2020
( Prof. Tales de Sá Cavalcante )
04/06/2020
( Prof. Tales de Sá Cavalcante )
09/04/2020
( Prof. Tales de Sá Cavalcante )
12/03/2020
( Prof. Tales de Sá Cavalcante )
13/02/2020
( Prof. Tales de Sá Cavalcante )